Valores

“Se vamos pagar por algo, que seja completo e funcional.”

As instalações elétricas podem ser divididas em relação a complexidade e tipos de necessidades específicas. Observe que atendendo as exigências da norma NBR 5410 podemos dividir o orçamento instalação elétrica para três situações distintas:

  • Instalação Simples:

Instalação completa de fios , cabos, soquetes, lâmpadas, plafons, espelhos e disjuntores, tomadas, interruptores (linha simples tipo “Silentoc”); em sistema bifásico mais neutro, sem aterramento, sem DRs.

  • Instalação Padrão:

Instalação completa de fios , cabos, soquetes, lâmpadas, plafons, espelhos e disjuntores, tomadas novo padrão brasileiro, interruptores (linhas tipo “Pial Plus” ou compatíveis); em sistema bifásico mais neutro, com aterramento, com DRs.

  • Instalação Extra:

Instalação completa de fios , cabos, soquetes, lâmpadas, plafons, espelhos e disjuntores, tomadas novo padrão brasileiro, interruptores (linhas tipo “Pial Plus” ou compatíveis); em sistema bifásico mais neutro, com aterramento, com DRs, terminais em todos os pontos, solda em derivações de potencia, anilhamento de circuitos, Lay out completo das instalações em Auto Cad.

Tendo como base o tempo presumido de diversos tipos de instalações, das mais simples ás de maior grau técnico, e a fim de facilitar o cálculo de mão de obra para instalações novas e reformas a fim de construir o orçamento instalações elétricas, eis duas tabelas que tipificam os valores referentes a diversos níveis de instalações calculados por “m²”, e a descritiva das mesmas respectivamente.

 

Imagem3 Imagem8 Imagem4
Em instalações elétricas novas (construções), a infra-estrutura recém instalada, desde que devidamente dimensionada, oferece as melhores condições para a execução da passagem de cabeamento.Dessa forma é presumível que o tempo necessário para sua instalação seja de fato menor que o de uma reforma ou instalações de adequação e ampliação.   Para reformas e ampliações, os diferentes tipos de instalações existentes oferecem variados níveis de dificuldade, o que demanda tempo de execução. Para tais tarefas estima-se um tempo médio 60% maior que o da instalação nova. Tais serviços devem ser negociados a partir do cálculo da tabela acima, considerando fatores facilitadores para execução das tarefas.

 

  •    Nestes exemplos todas as instalações possuem identificação dos disjuntores.
  •    Não fazem parte do orçamento a entrada de energia das instalações (caixa do relógio padrão). Que varia de acordo com complexidade individual de cada instalação;
  •    As instalações previstas nesse cálculo se referem á área interna das residências. Estes valores são específicos para casas e apartamentos até médio padrão.
  •    Para residências de alto padrão e Kitnets há necessidade de detalhamento dos pontos pois são instalações de grande concentração de componentes e circuitos com grau de dificuldade técnica mais elevado.


Leia Mais: http://www.saladaeletrica.com.b